terça-feira, 14 de julho de 2009

Os Rios Turvos - Luzilá Gonçalves

É um romance que narra bastante o lado da traição e do ciúme excessivo.
Bento e Filipa se conheceram e se apaixonaram mesmo sendo seres bem diferentes.
Bento era um trovador e ajudava meninos a traduzir textos do latim para o português. Por isso e pela fama de traição de sua esposa, tinha que se mudar sempre, morou em várias cidades até que foi parar em uma cidade que havia poucos homens, mas mesmo assim ela não parou, o traiu com o padre. Bento descobriu também que ela o tinha traído com um mulato, que na época era um crime.
Não sabia mais o que fazer com a esposa que já era mãe de dois de seus filhos.
Decidiu matá-la, enfiou-lhe uma faca no peito. Filipa ainda viva, lhe pediu para que pegasse cartas em sua gaveta, que eram sonetos que ela escrevia sem que ele soubesse, logo veio a falecer.
Bento deixou seus filhos para seu melhor amigo cuidar e partiu em busca de novo rumo, um mosteiro, onde descobriram seu crime e ele foi levado à julgamento. Depois de lutar para defender sua liberdade, ele desistiu.
Pensando em sua Filipa, que apesar dele ter lhe matado, ele sentia sua falta. Abaixou sua cabeça e morreu, ali, pensando na sua Filipa, razão da sua vida e da sua morte.

Dizem que amor vira ódio. Eu particularmente não acredito nisso, ou ama ou odeia. Essa história balançou minha cabeça e me deixou pensando muito, e percebi que casos assim, apesar de raros, acontecem no mundo. O que as pessoas pensam? eu não sei. O ciúme é principal causador dessa crueldade que é a morte, ele que deixa o amor virar sede de matar com aquela histórinha de 'se não é minha, não é de mais ninguém', e esse livro nos mostra que ele é capaz sim de matar.
Não gostei muito do livro, já deixei minha opinião no começo do comentário. Se ama, por que matar ? O ciúme deixa o homem capaz de fazer tudo, disso eu tenho certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário