terça-feira, 12 de maio de 2009

As Margens do Rio Piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho

As Margens do Rio Piedra eu sentei e chorei - Paulo Coelho
É uma história de amor, narrada pela personagem Pillar que busca reencontrar seu verdadeiro amor, que saiu para conhecer o mundo, em busca de descobertas quando era mais jovem. Eles sempre conversaram através de cartas, marcaram então, de se encontrar em uma conferência, na qual ele participava. Chegando no local marcado, Pillar logo o reconheceu, ele estava no palco se preparando para começar quando duas mulheres começaram a discutir o que ele realmente fazia. Ela se assustou quando uma delas disse: "ele faz milagres", ficou pensando sobre essa frase a conferência toda. Ao terminar, seu companheiro a convida para um café, relembrar os velhos tempos. Ele, apaixonado por ela, se declara ali pois não pode mais segurar nem esconder o que sente, Pillar por sua vez diz que é loucura, que amou outros durante o tempo em que não estavam juntos e ele diz que fez a mesma coisa, mas nunca amou ninguém como a ama.
Ficaram de passar uns dias juntos, e Pillar está decidida a descobrir o que realmente seu amigo de infância é.
Depois de muito tempo, muitas perguntas, algumas sem respostas, ele a conta que virou seminarista, que recebeu um dom da Deusa, a Virgem. O dom da cura. Pillar presencia alguns fatos que comprovam isso, pessoas implorando a visita de seu companheiro e alguns comentários como o da mulher da conferência.
Ao passar dos dias, ela começa a se interessar pela vida dele, e acaba se apaixonando, na verdade ela sempre foi apaixonada por ele, mas não queria demonstrar.
Como dizer aquilo? Como dizer que o amava perdidamente?
Não precisava dizer. Bastava ver o carinho entre os dois para entender que entre eles havia o amor.
Esses frios e longos dias, as garrafas de vinhos, as conversas... só serviram pra mostrar á eles que aquilo não pudia acabar por ali, sem nada entre os dois, como sempre esteve.
Chega o dia da decisão do companheiro, do amigo de infância de Pillar. Está dividido entre o amor e a responsabilidade. O amor que sente por Pillar e a responsabilidade de usar o dom da cura.
Sobe então, á mais alta montanha dali, o vento era frio, tudo ali era gelo.
Pillar acordou desesperada quando não encontrou seu companheiro no quarto, saiu á sua procura quando encontrou um padre que a levou onde ele estava. Quando chegaram próximo á ele, e lá estava, ajoelhado. O padre virou-se para Pillar e explica que aquele momento é de decisão. Ela se irrita, não quer prejudicar seu companheiro, então desce aquela montanha o mais rapido que pode, o padre corre atrás dela e explica que ela não o atrapalha.
Pillar e seu companheiro voltam á casa onde estavam dormindo. Eles conversam enquanto ele diz a sua decisão, enquanto ele orava, ele pediu á Deusa que removesse o dom dele, que ela desse a outra pessoa pois ele queria somente á Pillar.
Ela enlouquece, corre á margem do rio Piedra e se deita, o chão frio vai congelando seu corpo, ela começa a ter alucinações. O rio banha um mosteiro, logo passa um guarda que lhe dá um líquido, ela só volta a acordar dentro do mosteiro, onde uma mulher está cuidando dela.
Ela conta sua história á mulher, e no mesmo instante a mulher do mosteiro lhe dá papel e caneta, pede que ela vá á margem do rio e escreva tudo o que está sentindo. Ela vai.
Após dias escrevendo, seu companheiro encontra Pillar, após perguntar á mulher do mosteiro. Ele vai de encontro á ela, e tenta fazer ela entender sua decisão.
Pillar pede que ele veja tudo o que escreveu e vai andar no bosque. Quando volta ele diz apenas uma palavra: "Obrigado".
Os dois se levantaram, e seguiram então uma vida de sonhos, que realmente, não são fáceis.

"Devemos enfrentar nossos obstáculos inferiores. Não ter medo de se entregar, temos que nos livrar da culpa, o perdão ajuda muito nisso."

- Meu comentário sobre o livro :

Bom, eu gostei desse livro porque tem como objetivo mostrar para nós que devemos enfrentar os obstáculos por mais que sejam difíceis, e que devemos perdoar que é um ato que muitas pessoas não conseguem fazer.
Eu, particularmente gosto muito de romances o que me fez ficar bem envolvida no livro que tem uma história bem interessante e cheia de escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário