quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Menina Que Roubava Livros - Markus Zusak

*Eis um pequeno fato: você vai morrer.*

A morte conta a história de uma menina com 9 anos de idade na época da Segunda Guerra Mundial, na Alemanha Nazista. Para proteger Lisel Meminger dos perigos da guerra, sua mãe decide entregá-la para adoção junto com seu irmão um pouco mais novo. No caminho para a nova família, durante uma crise terrível de tosse, o irmão de Lisel morre dentro do trem. No enterro, ela rouba seu primeiro livro. Assim, começa sua longa história. Chegando na nova casa, conhece seus pais adotivos: Rosa e Hans e se apega muito á Hans. Perto de sua casa, mora um menino chamado Rudy, que vira seu melhor amigo e que é apaixonado por ela. Com o passar do tempo, os dois começam a roubar juntos muitas coisas, na maioria das vezes livros e comida. Rosa lavava e passava as roupas de algumas famílias da cidade de Molching para ajudar a sustentar a casa, e Hans era pintor e tocava seu acordeão como ninguém tocava, ele ganhara de um amigo que conheceu na Primeira Guerra Mundial. Esse amigo tinha um filho judeu, que Hans prometeu ajudar quando
precisasse, e foi o que fez. Max, ficou morando no porão da casa dos Hubermann durante alguns meses. Liesel se apegou muito a ele, quando Max adoeceu, ela lia toda noite para ele e sempre levava presentes para quando acordasse. Passado alguns dias, ele precisou ir embora devido ao ato de Hans diante dos judeus. Mais tarde ele foi pego e passou pela cidade de Molching e Liesel pode vê-lo novamente.
Sua fome de roubar livros era tanta, que isso servia para animá-la naquela época difícil de se viver. Após a mulher do prefeito da cidade, Ilsa, não precisar mais dos trabalhos de Rosa, Liesel ficou muito magoada pois a senhora deixava ela ler livros em sua biblioteca e não poderia ir mais. Decidiu então, começar a roubar ali, na casa dela. A mulher, nada boba, começou a perceber e facilitar os roubos, muitas vezes deixava até biscoitos para ela e seu amigo Rudy, seu companheiro. Por isso, foi perdoando-a com o passar do tempo, deixando cartas de desculpas.
Nos dias seguintes começaram os bombardeios, por isso iam todos da rua Himmel á casa com o porão mais fundo, o que era melhor para se protegerem. Todos apavorados, angustiados, com medo da morte, quando uma voz, começa a falar mais alto, era Liesel lendo um de seus livros e acalmando quem estivesse ali, logo passaram as sirenes que confirmavam que podiam sair dos porões. Isso se repetiu várias vezese todos agradeciam a menina por aquele ato de bondade.
Liesel recebeu a visita de Ilsa que a presenteou com um livro em branco para que ela escrevesse sua história. E um dia, quando estava no porão escrevendo no livro de capa preta e nada dentro, houve um bombardeio sem aviso. A rua Himmel fora destruída. Depois de salva por bombeiros, Liesel foi á procura de seus pais adotivos, quando encontrou Rudy estirado ao chão, estava morto, então fez o que queria à muito tempo, deu-lhe um beijo em seus lábios frios e seguiu procurando seus pais. Logo os encontrou, como Rudy, mortos. Liesel ficou perdida, não sabia o que fazer, agarrou o acordeão do pai e o levou consigo. A menina que roubava livros foi entregue á polícia para resolverem onde ela ficaria a partir dali, quando Ilsa a buscou e a levou para sua casa, onde cuidou dela. Ela cresceu, casou-se, teve filhos... quando a morte a buscou. No caminho, ela encontrou aquele livro de capa preta quando caminhava com a Morte.

Meu comentário sobre o livro:

Esse, foi sem dúvida, um dos melhores livros que já li, Liesel e suas aventuras, a Segunda Guerra Mundial, as perdas...
Eu realmente me envolvi na história, achei muito bom porque ficamos sabendo como foi aquela época da guerra, e a melhor parte da história é que é contada pela "morte". Essa idéia foi fantástica, eu adorei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário